E agora Brasil?

Ainda dizem que um filho teu não foge à luta…

Mas, hão de concordar, que a tal luta tem sido por demais pesada. Parece que só existem vencidos. Deste lado da trincheira nada há que celebrar.

Estamos em pleno outono. Faz frio. O cinza predomina. Parece que no decorrer da tarde deve chover.

Agora cedo as ruas ainda estão vazias. Poucos passantes se deixam ver. A cidade está prestes a acordar. Um sono letárgico, desalentado, se mostra no ar.

Estamos em plena crise. O desemprego se mostra por toda parte. Fábricas demitem. Negócios entram em insolvência. Ainda não se vê nenhuma evidência de que as coisas irão melhorar.

Filas enormes se formam à porta dos bancos. São pessoas desesperadas em busca de esmolas prometidas pelo governo. Lojas tentam abrir as portas. Debalde. Pra onde foram os consumidores? Todos nós apenas contamos com algum dinheiro para nossa subsistência. Apenas isso.

Hospitais lotados aguardam ajuda para acolherem mais pacientes. Famílias inteiras choram seus mortos.

A tal pandemia longe está de um dia acabar.

E agora Brasil?

Como dar guarida aos seus filhos? Soberbamente os menos aquinhoados. Aqueles que não podem ficar em casa. A espera de dias melhores.

O que dizer àqueles pobres coitados. Que vivem em barracos prestes a desabar.

E agora país, onde tantos têm tudo. E a maioria esmagadora nada detém? E agora Brasil, país continente, onde falta de tudo, inclusive decência e compostura.

E agora Brasil, nestes tempos bicudos, onde nossos governantes só se preocupam com a eleição prestes a acontecer ao final do ano.

E agora país onde nasci, aqui me estabeleci, criei raízes, me tornei gente. O que dizer aos meus netos, crianças inocentes, que o nosso rincão carece de mais responsabilidade, onde a honestidade deveria ser levada a sério, e no entanto ela é postergada sine die.

E agora Brasil, de tantos encantos mil, cuja fama atravessa fronteiras, mas parece brincadeira, aos olhos do mundo inteiro.

E agora Brasil, onde quem nos governa não se entende. E nos vende a qualquer preço ao resto do mundo.

E agora Brasil, onde milhares morrem à mingua, conquanto a gorda maioria passa tempos no estrangeiro, lavando o nosso dinheiro, resultado desta corrupção desenfreada que nos avilta os sentidos.

E agora nosso amado país, onde a educação não é prioridade, a saúde passar por calamidades, e a nossa gente não sabe o que vai ser no dia seguinte.

E agora Brasil, país maravilhoso, onde deveríamos viver orgulhosos, entretanto temos motivos de sobra para nos lastimarmos de tudo que tem acontecido. E infelizmente acontece.

E agora Brasil? O que dizer às gerações que nos sucedem? Que poderemos um dia nos vangloriarmos de nossa ascendência portuguesa, país mistura de tudo um pouco. No entanto somos tidos como pessoas pouco respeitáveis, conceito que infelizmente tem imperado mundo inteiro.

Por fim, e agora Brasil, será que um dia a coisa vai mudar? Creio que só vai depender de nós.

Espero que não por demais tarde, do que nunca.

Deixe uma resposta