Nunca é tarde demais

Via de regra acordo cedo.

Nem bem a lua se escondeu, o sol acabou de acordar, lá estou eu a saltar da cama.

Bem diz, um ditado popular: “Deus ajuda a quem cedo madruga”.

Em verdade, desde que colecionei mais idade, considero a noite um desperdício. Pra que passar oito horas inteiras na escuridão da noite, se existe coisa mais linda do que a azulice do céu, o brilho iluminado do sol, o calor de mais um dia que desperta, nestes poucos anos que nos restam?

A noite foi feita para dormir. Mas e aquele que tem o sono curto? Permanecer no leito, nestes dias de verão, com o calor que tem feito, a cama me repele. O ar condicionado não me faz bem a saúde. Melhor deixar a janela aberta. E dar boas vindas ao dia que recomeça.

Nunca será tarde o bastante para recomeçar um novo dia. Recomeçar vida nova. Apesar de bem vividos mais de setentanos. Ainda me sinto jovem o bastante para fazer tudo que fazia dantes.

Tenho a lucidez de um adulto em plena atividade. A clarividência de um estudante bem preparado para enfrentar os vestibulares da vida.

Nunca é tarde pra sonhar novamente. Sem sonhos, sem ilusões, não se vive.

Nunca seria tarde o bastante para emitir opiniões. Memo que elas sejam conflitantes com as demais. Dialogar, confabular, criticar, opinar, sempre fizeram parte de mim.

Não me sinto velho o bastante para empreender novamente. Se for preciso mudo de profissão. Estou cônscio das minhas obrigações como médico. Apesar de semi aposentado estou apto a emitir diagnósticos. Operar ainda consigo. Com a mesma destreza dos velhos tempos.

Em absoluto não me sinto cansado. Ainda tenho muitos anos pela frente. Pelo menos imagino.

Nunca é tarde demais para recomeçar tudo de novo. Sou avô. De três netinhos lindos. Com eles me esbaldo. Faço de conta que ainda sou menino.

Nunca será tarde demais para repensar meus atos falhos. Se incorri em algum senão repenso minhas atitudes. E tenho a coragem de mudar.

Com o tempo passando, com os verões se sucedendo, com a vida me atropelando, tento evitar causar constrangimentos aos que me cercam. Trato a cada um com mesma cordialidade. Seja amigo ou desafeto. Simpatizante ou conflitante.

Nunca será tarde demais para abraçar aquele que um dia escapou do meu afago. Vou abraçá-lo com a mesma solicitude de sempre.

Não me sinto velho para recomeçar tudo de novo. Ainda tenho saúde a dar aos outros.

Nesta manhã linda, quase janeiro findo, ainda me sinto jovem o bastante para fazer apenas o que me apraz.  Aquilo que não me compete deixo aos mais jovens. Talvez seja esta a receita da felicidade que me inebria. Os momentos tristes ainda existem. Que eles fiquem atrás.

Nunca é tarde para ser feliz. Percebam, que dia lindo renasceu nesta manhã de dezenove de janeiro. Tudo temos para sorrir. Nunca é tarde para reviver. A cada manhã. A cada nascer de um novo dia.

Deixe uma resposta