Não sabia que amigo começava com M

Pensava que a palavra amigo tivesse começo com A.

Amizade da mesma forma começa com a primeira letra do alfabeto.

Depois seguem-se: b, c, d, e…

E assim por diante até terminar, em nosso rico idioma com a letra Z

De fato amigo, deve vir em primeiro lugar.

E o que pra mim significa amizade?

Estar ao lado seja em que situação for? Nas boas e más horas que nos atormentam ou nos fazem alegrar?

Sempre não se furtar em ajudar-nos em qualquer situação por pior que ela seja. Estar presente não dando presentes e sim emprestar seu ombro amigo quando, por uma desventura qualquer, a gente precisar de apoio. E ter alguém em quem confiar. Relatarmos os nossos queixumes ou simplesmente rir com a gente. Ou mesmo chorar quando a ocasião pede.

Não ser apenas nosso provedor quando a nossa situação de desemprego ou falta de dinheiro carece de ajuda financeira. Ou apenas pedir a alguém, mais abonado, que por favor ao nosso amigo socorra e o livre de suas dificuldades prementes.

Não precisamente ser o abonador de suas dívidas. Ou seu fiador quando ele carece alugar algum imóvel para morar. Solitário ou com mulher e filhos.

Ser amigo pra mim vem em segundo lugar em importância depois da nossa própria familia.

Embora muitos familiares. Aparentados próximos, não quer dizer que eles sejam verdadeiros e preciosos amigos. E, por uma fatalidade ou coincidência mal pensada, quem a gente menos espera é aquele amigo que, mesma à distância nos socorre nas dificuldades que todos nós temos de enfrentar no desenrolar de nossas vidas.

Amigo deve ser para sempre. Até que o corcel negro da morte nos venha levar.

Se existe amizade além túmulo espero descobrir do outro lado da vida. Se em verdade ela existe.

Já tive vários amigos desde quando ainda menino. Nos bancos escolares cito alguns. Uns deles já ultrapassaram esta vida terrenta que termina um dia. Posso citar alguns deles. Se deixo de fora dessa pequena lista me perdoem os esquecidos, mas que ainda moram nas minhas relembranças mais caras: Gibinha, Januário, Zé Arlei, o Tampinha, o poeta Eberth meu colega no curso cientifico que fazia versos inspirados e nos deixou, como os primeiros da lista, prematuramente. Infelizmente.

Agora tenho poucos amigos. Entre eles posso citar leitores. Pacientes que ainda em mim confiam. E não me consideram um reles sapato velho carta fora do baralho.

Entre tantos amigos com quem contava não posso deixar de incluir um amigo recente.

O qual conheci na sauna quente e úmida do clube onde frequento desde quando morava ali perto. Na tal Rua Costa Pereira tantas vezes tantas citada nas minhas crônicas. Pois ali passei parte da minha infância perdida cujos anos não voltam mais…

Ele, quando dele preciso, quase nunca me responde um não. E quando assim acontece se trata de um motivo mais que justificado. Algo de força maior o impede de me acompanhar até a minha rocinha. A sete km da cidade de Ijaci de onde recém acabei de chegar.

Podem até dizer que ele é meio estressado e agitado. Mas quem não é?

Ele, um tanto barrigudo, sabe fazer um bom churrasco e bebe apenas a cerveja Heineken embora não saiba uma palavra de alemão.

O tal amigo, pra quem não o conhece, parece emburrado e falastrão. E como ele fala pelos cotovelos!

Quando digo que o nome de seu saudoso pai é Nicanor ele me responde com um sonoro palavrão.

E o tal tem fama de ser peão. Mas, quem em verdade sabe amansar e cuidar de equinos é seu primo Buré. Este sim sabe como montar e desmontar sem irritar o animal.

De ontem pra agora cedo pernoitamos juntos. Eu no quarto do andar de cima e ele noutro quarto perto da televisão.

Tomamos café com pão amanteigado numa padaria na linda Ijaci. E o tal amigo sempre resmungão ama me chamar a atenção com o seu vozeirão saído do megafone de sua garganta.

Sempre trocamos inconfidências mineiras. Ele usa um par de óculos sem os quais não enxerga um palmo adiante do seu narigão.

Mas como é boquirroto e prestativo meu amigo que me ensinou que amigo deve começar com a letra M. Não A como aprendi na escola.

Já sabem como se chama esse meu amigo marido da dona Rose? O qual diz ter três filhos homens. Mas pode ter muitos mais.

Procurem seu nome do Face. Ele é meu amigo também no Face book.

Adivinhem de quem se trata esse amigão? Seu nome começa com M. E termina com O.

Se até agora não descobriram ponto e vírgula. Não ponto final. Reticências…

 

 

 

Deixe uma resposta